Publicações /

Associação dos Arqueólogos Portugueses

O Boletim da Associação dos Arqueólogos Portugueses começou a publicar-se quase desde a sua incepção, sendo o primeiro volume editado em 1865. A sua edição também tem sido initerrupta, se bem que às vezes de periocidade irregular.

Ao longo da sua história foi tendo vários nomes, começando por se intitular Archivo de Architectura Civil: Jornal dos Architectos e Archeologos, seguidamente por Boletim de Architectura e Archeologia, até se estabelecer em 1922 como Arqueologia e História. Títulos esses,que foram reflectindo o nome e função da própria Associação. Actualmente, a publicação encontra-se na sua 12ª Série.

É uma publicação de grande prestígio contando com uma vasta colaboração nacional sobre os mais variados assuntos, sem nunca fugir ao seu tema principal, a Arqueologia.

Foram publicados alguns números temáticos, bem como edições especiais.

Para além de ser um meio de publicação de comunicações de vários tipos, a Revista Arqueologia e História é também fiel olhar ao mundo interno da associação, pois nela são publicados todos os anos, os relatórios, quer da Direcção da Associação, assim como das várias Secções.

Em 2015, a Associação dos Arqueólogos Portugueses inaugurou uma nova série de Monografias, destinada a publicar trabalhos de investigação arqueológica considerados de peculiar relevância para o avanço dos nossos conhecimentos que, pela sua amplitude, não se enquadrem na Revista Arqueologia & História, sejam eles o resultado de reuniões científicas de temáticas específicas realizadas no âmbito da actividade das Secções, de trabalhos de investigação considerados meritórios, com especial destaque para os que foram premiados ou distinguidos com menções especiais pelo júri do Prémio de Arqueologia Eduardo da Cunha Serrão.

Ao longo da sua história, a Associação também foi editando publicações sobre alguns temas específicos ou em datas comemorativas.


Arqueologia e História

Arqueologia & História n.º 64 e 65

Arqueologia & História n.º 62 e 63

Arqueologia & História n.º 60 e 61

Arqueologia & História n.º 58 e 59

Arqueologia & História n.º 56 e 57

Arqueologia & História n.º 55

Arqueologia & História n.º 54




Monografias


Monografias AAP N.º 2

Monografias AAP N.º 1

Arqueologia & História Monografias - Possidónio da Silva e o Elogio da Memória



Outras Publicações


A Igreja e o Convento de Santa Maria do Carmo de Lisboa (1389-1755)

Actas do I Congresso da Associação dos Arqueólogos Portugueses

 

Estatutos

Estatutos e Regulamento interno da AAP

Ler mais...

Corpos Sociais

Estrutura hierárquica da AAP

Ler mais...

Secções

Secções que compõem a AAP

Ler mais...

Publicações

...

Ler mais...

Biblioteca

Gestão de bases de dados bibliográficos

Ler mais...

Arquivo

Base de dados do Arquivo da AAP

Ler mais...

SÓCIOS

Torne-se sócio da AAP

Ficha de inscrição

ARQUIVO FOTOGRÁFICO

Em organização

Ler mais...


A AAP é a mais antiga associação de defesa do património em Portugal e tutela o Museu Arqueológico do Carmo, o primeiro museu de Arte e Arqueologia do país