AAP » Biblioteca

As colecções

O Fundo documental da Biblioteca é constituído por cerca de 10 000 registos bibliográficos, divididos entre títulos monográficos, obras de referência, tese e dissertações, publicações periódicas, analíticos (artigos de periódicos e de monografias) e um significativo conjunto de separatas.

Para além de um valioso conjunto de obras de Arqueologia, dispõe também de obras de outras áreas temáticas, com destaque para a História da Expansão e dos Descobrimentos, História Local, Heráldica, História da Arte, Arquitectura, Antropologia Física e Etnografia dos antigos territórios colonizados por Portugal, com destaque para Angola, Moçambique e Brasil.


A integração da Biblioteca Antiga no Museu Arqueológico do Carmo

Do seu conjunto, destaca-se o acervo designado por Biblioteca Histórica ou Antiga. Situada na sala 4 do Museu que do ponto de vista museográfico foi concebida como uma homenagem aos primeiros presidentes da Associação, Joaquim Possidónio da Silva e Conde de São Januário, esta parte da Biblioteca assume-se como parte integrante do Museu.

Criada por Possidónio da Silva nos primórdios da AAP e do MAC, a Biblioteca Antiga, de vocação enciclopédica, foi sendo constituída maioritariamente ao longo da segunda metade do séc. XIX e primeiras décadas do séc. XX, graças, em boa parte, às obras oferecidas ou depositadas pelos dirigentes da Associação e seus associados, encontrando-se enriquecida com obras que remontam aos séculos XVI, XVII e XVIII.


Serviços e Condições de Utilização

Respeitando os propósitos que presidiram à sua criação, a Biblioteca está orientada para uma utilização interna, de apoio às actividades desenvolvidas pela AAP e pelo Museu, disponibilizando também consulta presencial de documentos aos associados da AAP e a investigadores devidamente autorizados pela Direcção.

A Biblioteca utiliza o programa de gestão documental BiblioNet e o seu catálogo bibliográfico está acessível online, podendo ser consultado em http://bibliotecarqueologos.pt/Opac. A pesquisa pode ser efectuada por autores, títulos ou assuntos, entre outros critérios.

Para a marcação de uma consulta presencial, após a realização das pesquisas online no catálogo bibliográfico, os interessados deverão contactar o responsável pela Biblioteca, Paulo Gonçalves, através do endereço biblioteca@arqueologos.pt, ou pelo telefone 212 451 554.

Na ausência de um serviço de empréstimo domiciliário, considera-se a possibilidade de efectuar a digitalização da documentação solicitada pelos utilizadores, segundo uma avaliação caso a caso, para posterior envio por correio electrónico.

Pode consultar aqui os Boletins Bibliográficos com os registos que semestralmente dão entrada na Base de Dados da Biblioteca.

Estatutos

Estatutos e Regulamento interno da AAP

Ler mais...

Corpos Sociais

Estrutura hierárquica da AAP

Ler mais...

Secções

Secções que compõem a AAP

Ler mais...

PUBLICAÇÕES

Consulte as publicações da AAP

Ler mais...

Biblioteca

Pesquise na nossa Biblioteca

Ler mais...

Arquivo

Consulte o Arquivo da AAP

Ler mais...

SÓCIOS

Torne-se sócio da AAP

Ficha de inscrição

PRÉMIO EDUARDO DA CUNHA SERRÃO

Saiba mais sobre este prémio de Arqueologia

Ler mais...

VIla Nova de São Pedro

Conheça este projecto

Ler mais...

Congressos

Saiba mais sobre os Congressos da AAP

Ler mais...


A AAP é a mais antiga associação de defesa do património em Portugal e tutela o Museu Arqueológico do Carmo, o primeiro museu de Arte e Arqueologia do país