Agenda Científica /

Associação dos Arqueólogos Portugueses

Próximo evento:

Seccção de História
Mesa-Redonda: A Propósito da Epigrafia
25 de Março - 16h00


Associação dos Arqueólogos Portugueses

22 a 25 de Novembro de 2017

II Congresso da Associação dos Arqueólogos Portugueses

O II Congresso de Arqueologia da Associação dos Arqueólogos Portugueses tem como principais objectivos a Divulgação, Discussão e Debate Científico dos estudos e intervenções arqueológicas realizadas por arqueólogos portugueses – independentemente do país, da região ou tema de investigação – e a todos os que, independentemente da sua nacionalidade, trabalhem no território actualmente português ou sobre contextos relacionados com a presença portuguesa no Mundo.
De igual modo, pretende-se que as contribuições resultem de trabalhos inéditos, que constituam sínteses ou reflexões científicas desde a Pré-História à Contemporaneidade.

Call for papers até dia 15 de Março

Para se inscrever e mais informações consulte o site do congresso em http://congressoaap.pt

19 a 22 de Julho de 2017

Congresso Internacional

Os Carmelitas no Mundo Luso-Hispânico: História, Arte e Património

Organização: Sociedade de Geografia de Lisboa

Co-Organização: Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar (CHAM) / FCSH- UNL e Universidade dos Açores; Centro de Estudos de História Religiosa - Universidade Católica Portuguesa; Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades - Universidade de Évora; Centro de História da Universidade de Lisboa; Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Centro de Estudos em Ciências das Religiões - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Colaboração: Arquivo Nacional da Torre do Tombo; Biblioteca Nacional de Portugal; Museu Nacional de Arte Antiga; Associação dos Arqueólogos Portugueses e Fundação Mata do Bussaco, FP.

Decorridos mais de oito séculos sobre as origens da Ordem do Carmo, e mais de quatro sobre as da Ordem dos Carmelitas Descalços, a Sociedade de Geografia de Lisboa promove a realização de um Congresso Internacional consagrado à presença e actividade dos Carmelitas no mundo luso-hispânico, sob os prismas da História, Arte e Património. O Congresso procura reunir o contributo de investigadores e interessados, em torno das seguintes áreas temáticas: Estrutura e história institucional (reformas, separações, ordens e ramos); Identidade: carisma, horizontes intelectuais e correntes de espiritualidade; Missões, assistência e ensino; Culto e devoções; Bens, rendimentos e impactos económicos; Confrarias; Património edificado, artes, iconologia e música; Historiografia, hagiografia e biografias e Bibliotecas, arquivos e fontes.

Call for papers até dia 30 de Março

Para mais informações consulte o seguinte documento.

Secção de História

20 de Maio de 2017

Colóquio: «Evidências Arqueológicas de Actos Médicos»


O Colóquio tem como objectivo dar a conhecer os achados arqueológicos de instrumentos cirúrgicos e evidências arqueológicas e antropológicas da sua utilização em Portugal.
Nesse sentido, vimos por este meio endereçar este convite à sua participação através de comunicações sobre o tema, relativa a achados arqueológicos identificados em território nacional.
Note-se ainda que se encontra prevista a publicação das comunicações no âmbito das edições da Associação dos Arqueólogos Portugueses.
Na expectativa de que este convite mereça bom acolhimento, agradecemos o envio até 31 de Março da confirmação do interesse em participar, acompanhada dos dados relativos à comunicação: título, autores, entidade institucional, resumo, e imagem ilustrativa com informação da sua autoria para o seguinte email.

Secção de História e Comissão de Estudos Olisiponenses

18 de Abril de 2017

Esta sessão conjunta da Secção de História e da Comissão de Estudos Olisiponenses, tem por fim, celebrar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Serão apresentadas as seguintes conferências:

«Arqueologia no Claustro da Sé de Lisboa, Anos Noventa: De espaço contemplativo aos mercadores fenícios» por Clementino Amaro, e

«O Claustro da Sé de Lisboa: da Escavação à Valorização» por Alexandra Gaspar e Ana Gomes.

Comissão de Estudos Olisiponenses

8 de Abril de 2017

Colóquio: «A Morte em Lisboa – Novos Dados, Novas Problemáticas»


O Colóquio tem por principal objectivo divulgar as mais recentes descobertas sobre esta temática no centro histórico de Lisboa, em muitos casos inéditas, assim como dar a conhecer os novos dados que aquelas fornecem para o conhecimento da História da cidade e dos seus habitantes.
Consulte aqui o programa.

Para mais informações e se inscrever, envie um e-mail para olisiponenses.aap@gmail.com.

Associação dos Arqueólogos Portugueses

30 de Março de 2017 - 18h00

Assembleia Geral Ordinária

Apresentação e discussão do relatório e contas da Direcção e parecer do Conselho Fiscal referente ao ano de 2016.
Veja aqui a Convocatória.

Secção de História

25 de Março de 2017 - 16h00

Mesa-Redonda: A Propósito da Epigrafia


José d'Encarnação | Universidade de Coimbra
José Cardim Ribeiro | Universidade de Lisboa | Museu Arqueológico São Miguel de Odrinhas
Amílcar Guerra | Universidade de Lisboa
Comissão de Estudos Olisiponenses

24 de Março de 2017

Conferência: «Novos e velhos dados sobre a geoarqueologia de Monsanto»


Eva Leitão | CAL-CML
Carlos Didelet | CAL-CML e IAP-UNL
Guilherme Cardoso | CAL-CML
Artes na Esfera Pública

23 de Março de 2017 . Grémio Literário

Conferências: «Carmo, Chiado e a Respublica Litteraria»
Lisboa

Consulte aqui o programa.

15-17 de Março de 2017

Organização: IEM-FCSH/NOVA, Universität Münster
Organizadores: Miguel Metelo de Seixas, Torsten Hiltmann, João Portugal

Colóquio: «State-Rooms of Royal and Princely Palaces in Europe (14th-16th c.): Spaces, Images, Rituals»


Entre os séculos XIV e XVI, as monarquias europeias desenvolveram uma gradual centralização do poder, acompanhada pela difusão de ideias políticas que contribuíram para a construção de uma nova imagem do príncipe e do seu poder soberano. As residências régias e principescas encontravam-se no centro desse fenómeno. Nestes espaços privilegiados, o soberano acomodava uma comitiva cada vaz mais numerosa e recebia hóspedes e mensageiros vindos de outras cortes. Foi portanto nestes edifícios que a sociedade de corte principiou.
Entrada livre. Lugares limitados, necessário reserva [inscrições esgotadas].

Todas as vagas foram já preenchidas, pode enviar um email de inscrição para o seguinte email mas será considerado em lista de espera e apenas será contactado na eventualidade de haver desistências por parte dos inscritos.
Consulte aqui o programa.

Estatutos

Estatutos e Regulamento interno da AAP

Ler mais...

Corpos Sociais

Estrutura hierárquica da AAP

Ler mais...

Secções

Secções que compõem a AAP

Ler mais...

PUBLICAÇÕES

...

Ler mais...

Biblioteca

Gestão de bases de dados bibliográficos

Ler mais...

Arquivo

Base de dados do Arquivo da AAP

Ler mais...

SÓCIOS

Torne-se sócio da AAP

Ficha de inscrição

ARQUIVO FOTOGRÁFICO

Em organização

Ler mais...

A AAP é a mais antiga associação de defesa do património em Portugal e tutela o Museu Arqueológico do Carmo, o primeiro museu de Arte e Arqueologia do país