Agenda Científica /

Associação dos Arqueólogos Portugueses

Próximo evento:

Comissão de Estudos Olisiponenses
Colóquio: “Esta Lisboa que eu amo….”
6 de Maio às 15h


Associação dos Arqueólogos Portugueses

22 a 25 de Novembro de 2017

II Congresso da Associação dos Arqueólogos Portugueses

O II Congresso de Arqueologia da Associação dos Arqueólogos Portugueses tem como principais objectivos a Divulgação, Discussão e Debate Científico dos estudos e intervenções arqueológicas realizadas por arqueólogos portugueses – independentemente do país, da região ou tema de investigação – e a todos os que, independentemente da sua nacionalidade, trabalhem no território actualmente português ou sobre contextos relacionados com a presença portuguesa no Mundo.
De igual modo, pretende-se que as contribuições resultem de trabalhos inéditos, que constituam sínteses ou reflexões científicas desde a Pré-História à Contemporaneidade. Para se inscrever e mais informações consulte o site do congresso em http://congressoaap.pt

19 a 22 de Julho de 2017

Congresso Internacional

Os Carmelitas no Mundo Luso-Hispânico: História, Arte e Património

Organização: Sociedade de Geografia de Lisboa

Co-Organização: Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar (CHAM) / FCSH- UNL e Universidade dos Açores; Centro de Estudos de História Religiosa - Universidade Católica Portuguesa; Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades - Universidade de Évora; Centro de História da Universidade de Lisboa; Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Centro de Estudos em Ciências das Religiões - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Colaboração: Arquivo Nacional da Torre do Tombo; Biblioteca Nacional de Portugal; Museu Nacional de Arte Antiga; Associação dos Arqueólogos Portugueses e Fundação Mata do Bussaco, FP.

Decorridos mais de oito séculos sobre as origens da Ordem do Carmo, e mais de quatro sobre as da Ordem dos Carmelitas Descalços, a Sociedade de Geografia de Lisboa promove a realização de um Congresso Internacional consagrado à presença e actividade dos Carmelitas no mundo luso-hispânico, sob os prismas da História, Arte e Património. O Congresso procura reunir o contributo de investigadores e interessados, em torno das seguintes áreas temáticas: Estrutura e história institucional (reformas, separações, ordens e ramos); Identidade: carisma, horizontes intelectuais e correntes de espiritualidade; Missões, assistência e ensino; Culto e devoções; Bens, rendimentos e impactos económicos; Confrarias; Património edificado, artes, iconologia e música; Historiografia, hagiografia e biografias e Bibliotecas, arquivos e fontes. Para mais informações consulte o seguinte documento.

Secção de História

20 de Maio de 2017 - 15h

Colóquio: «Evidências Arqueológicas de Actos Médicos»


O Colóquio tem como objectivo dar a conhecer os achados arqueológicos de instrumentos cirúrgicos e evidências arqueológicas e antropológicas da sua utilização em Portugal.
Consulte o programa.
Note-se ainda que se encontra prevista a publicação das comunicações no âmbito das edições da Associação dos Arqueólogos Portugueses.

Comissão de Estudos Olisiponenses

6 de Maio de 2017 às 15h

Colóquio: «Esta Lisboa que Eu Amo...»


O colóquio tem como principal objectivo homenagear Eduardo Sucena, presidente da mesa da Comissão de Estudos Olisiponenses entre 2009 e 2011, o qual na sua obra, entre outros temas, abordou a História de Lisboa e do Fado.

O programa será divulgado brevemente.

Estatutos

Estatutos e Regulamento interno da AAP

Ler mais...

Corpos Sociais

Estrutura hierárquica da AAP

Ler mais...

Secções

Secções que compõem a AAP

Ler mais...

PUBLICAÇÕES

...

Ler mais...

Biblioteca

Gestão de bases de dados bibliográficos

Ler mais...

Arquivo

Base de dados do Arquivo da AAP

Ler mais...

SÓCIOS

Torne-se sócio da AAP

Ficha de inscrição

ARQUIVO FOTOGRÁFICO

Em organização

Ler mais...

A AAP é a mais antiga associação de defesa do património em Portugal e tutela o Museu Arqueológico do Carmo, o primeiro museu de Arte e Arqueologia do país