AAP » Congressos




Decorreu entre 22 e 25 de Novembro o IV Congresso da Associação dos Arqueólogos Portugueses, um evento congregador de toda a comunidade arqueológica nacional, depois do sucesso das três edições anteriores – 2013, 2017 e 2020 - que reuniram largas centenas de investigadores e produziram dois volumes de Actas. A edição de 2023 foi organizada em colaboração com a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Os três congressos anteriores organizados pela Associação dos Arqueólogos Portugueses (AAP) decorreram em Lisboa, em 2013, com o apoio da Biblioteca Nacional, em 2017, com o apoio da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e em 2020 em Lisboa e Porto, com o apoio da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, contando com a participação de um número crescente de arqueólogos provenientes de todo o país. Note-se que a edição de 2020 decorreu em formato online, face às contingências existentes no contexto da pandemia covid-19, que impediu a reunião presencial dos investigadores.
A Direcção da AAP propôs-se, assim, continuar esta colaboração com o meio académico nacional, realizando o seu IV Congresso em Coimbra, desafio que foi prontamente aceite pelo Instituto de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com o apoio do Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS 20) e do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património (CEAACP).

Nesta edição que se realizou, pela primeira vez, na sua totalidade fora de Lisboa, contou com um total de 460 inscrições e foram entregues, dentro dos prazos e aceites, 130 comunicações e 58 posters, o que perfaz um total de 188 apresentações, agrupadas pelas seguintes áreas temáticas: 1. Pré-História; 2. Proto-História; 3. Antiguidade Clássica e Tardia; 4. Época Medieval; 5. Época Moderna; 6. Época Contemporânea; 7. Arte Rupestre; 8. Arqueologia Pública, Comunicação e Didática; 9. Teoria e Historiografia; 10. Gestão, Valorização e Salvaguarda do Património.
Foram assim entregues 188 artigos, correspondendo ao maior número de participações nos quatro congressos, levando à edição do livro de actas em formato digital com 2453 páginas. Esta publicação - "Arqueologia em Portugal 2023, Estado da Questão" - que conta com 422 autores está disponibilizada em acesso livre no site da AAP, reflecte a intensa actividade arqueológica em curso no país, encontrando-se dados actualizados sobre as mais variadas temáticas, sendo de destacar os trabalhos resultantes de investigações académicas (Mestrados e Doutoramentos) – apresentados por jovens arqueólogos - bem como trabalhos de investigação no âmbito da arqueologia preventiva.

A AAP, a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e os demais parceiros institucionais e a Comissão Executiva do IV CAAP gostariam de agradecer a todos os participantes que possibilitaram a concretização desta reunião científica.
O IV CAAP correspondeu, assim, à consolidação da maior reunião científica de Arqueologia realizada em Portugal reflectindo, quer a pujança e vitalidade da comunidade arqueológica, quer a confiança na organização de um evento deste tipo, destacando-se a sua forte imagem de marca, a publicação imediata e difusão dos resultados.

 

Pode consultar aqui actas dos congressos passados.



Estatutos

Estatutos e Regulamento interno da AAP

Ler mais...

Corpos Sociais

Estrutura hierárquica da AAP

Ler mais...

Secções

Secções que compõem a AAP

Ler mais...

PUBLICAÇÕES

Consulte as publicações da AAP

Ler mais...

Biblioteca

Pesquise na nossa Biblioteca

Ler mais...

Arquivo

Consulte o Arquivo da AAP

Ler mais...

SÓCIOS

Torne-se sócio da AAP

Ficha de inscrição

PRÉMIO EDUARDO DA CUNHA SERRÃO

Saiba mais sobre este prémio de Arqueologia

Ler mais...

VIla Nova de São Pedro

Conheça este projecto

Ler mais...

Congressos

Saiba mais sobre os Congressos da AAP

Ler mais...


A AAP é a mais antiga associação de defesa do património em Portugal e tutela o Museu Arqueológico do Carmo, o primeiro museu de Arte e Arqueologia do país